Cresce número de brasileiros que pesquisam para comprar mais barato

Estudo sobre consumo apresenta as tendências principais da jornada do consumidor
03 abril 2023
jornada do consumidor mulher comparando preco celular
Entre em contato

Impactados pelo aumento de preços, os brasileiros buscam cada vez mais canais de compra para concluir sua jornada de consumo, encontrando as melhores ofertas para abastecer a despensa de casa. Prova disso é que cresceu o número de compradores que visitam mais de oito canais no mês: de 18,9% em 2021 para 26,9% em 2022. As informações são do mais recente lançamento do reporte Consumer Insights, que trouxe os principais insights sobre o fechamento do ano e a jornada do consumidor.

A jornada do consumidor ocorre ao longo do mês. Nos 10 primeiros dias, quando há uma concentração do salário e uma maior disponibilidade de promoções, os atacarejos são a preferência, com alta de 8% em gastos. Já entre o 11º e o 31º dia, com menos opções de ofertas, o consumidor opta por compras menores, feitas para reposição do lar ou urgência.

Adequação da jornada do consumo

O brasileiro tem optado mais pelas marcas econômicas – a categoria cresceu 11,9% em unidades no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Aqui, o destaque vai para as cestas Limpeza (+7,3%) e Bazar (+6,4%). 

Nesse contexto de omnicanalidade, é importante estar presente em toda a jornada do consumidor, seja offline, seja online. Isso porque o e-commerce segue conquistando os brasileiros quando o assunto é consumo dentro do lar. No ano, um usuário offline tem, em média, 95 ocasiões de compra. Enquanto isso, um e-shopper tem 110 – frequência 15% maior. Também é importante dizer que a penetração deste canal passou de 19,7% em 2021 para 23,2% em 2022, o que representa mais de 2 milhões de novos compradores.

Se você quer saber mais sobre a jornada do consumidor, a dinâmica de canais e o que faz os shoppers tomarem suas decisões na hora da compra, fale com nossos especialistas! 

 
Entre em contato
Conteúdos Relacionados
Marcas que inovam atendem consumidores ao redor do mundo que estão optando por produtos mais básicos e embalagens maiores