Simplificação da rotina de Hair Care traz oportunidades de inovação para o setor de Higiene & Beleza

Marcas que inovam atendem consumidores ao redor do mundo que estão optando por produtos mais básicos e embalagens maiores
Faça download do arquivo Entre em contato
cabelo produtos lavando shampoo condicionador leave in

O setor de Higiene & Beleza vem se recuperando aos poucos da crise provocada pela pandemia de COVID-19. Essa melhora se deve, principalmente, aos mercados na Ásia e na América Latina. Entre 2019 e 2021, o setor cresceu 4% em vendas no Brasil.

Países como Argentina (+71% – crescimento pautado pela alta inflação), Chile (+13%), Vietnã (+13%), Arábia Saudita (+10%) e Indonésia (+10%) também destacam números expressivos.

 

Contexto recessivo cria oportunidades de inovação


A recuperação está vinculada à simplificação da rotina de cuidados, com produtos mais básicos e embalagens maiores. Entre 2020 e 2021, a cesta de Higiene & Beleza cresceu 4,1% em toneladas e 0,3% em unidades. Escova de dentes e xampu são os itens preponderantes dentro deste contexto.

É válido destacar que, nos cuidados com os cabelos, o xampu ganha protagonismo, mas produtos complementares, como condicionador, vêm perdendo espaço, deixando essa rotina mais simples e com menor desembolso. 

Esse mercado, no entanto, traz oportunidades de inovação. Muitas das escolhas feitas pelos consumidores são pautadas pelo tipo do fio. Itens premium, por exemplo, estão sendo mais buscados por quem tem cabelos ondulados. Isso fez com que a categoria crescesse de 2,3% em ocasiões de uso em 2021 para 3,2% no ano seguinte.

Esse estudo, a respeito do uso de produtos de Higiene & Beleza ao redor do mundo, contemplou dados de 50 mil pessoas espalhadas por nove países. No Brasil, 4 mil participaram da pesquisa.

Para saber mais sobre as oportunidades de inovação no setor de Higiene e Beleza, fale com os nossos especialistas. Descubra mais sobre o Painel de Uso de Higiene e Beleza clicando aqui.
Entre em contato