Como cada perfil de consumidor reage à inflação

O contexto econômico não impacta igualmente todas as famílias na América Latina, mas determina as escolhas de cada perfil de consumidor
22 março 2023
Perfil do consumidor
gerente
Marcela
Botana

Regional Account Director, Brasil

Com o pico inflacionário, grande parte dos países latino-americanos apresentou pior cenário macroeconômico no terceiro trimestre de 2022, com impactos visíveis no consumo. Esse foi o período em que vimos um distanciamento maior entre o desempenho do PIB e o do mercado de consumo de massa.

Racionalização, omnicanalidade e priorização de categorias ocorreram em todos os perfis de consumidores, mas há particularidades na forma como o fazem.

Como cada perfil de consumidor consome?

Famílias de 5 ou mais pessoas reduzem o volume de compras em 4%, enquanto as de 1 a 2 pessoas aumentam em 2%, mas gastam quase 40% menos em FMCG. Nos extremos, os domicílios sem filhos aumentaram seu volume em 7%, enquanto os domicílios com filhos entre 6 e 12 anos foram os que mais o reduziram.

Considerando os níveis socioeconômicos, o Alto é o único que consegue manter o volume, com gastos de FMCG de US$ 1.270 por ano. E até consegue recuperar o seu consumo fora de casa sem ter de o reduzir dentro de casa. Quase metade de seus gastos extras vai para Alimentos, e não apenas os mais básicos, mas também indulgências.

Por outro lado, para o nível social Baixo FMCG tem peso relevante nas suas despesas. Apesar de gastar pouco, foi obrigado a reduzir o volume. Porém, são esses shoppers os responsáveis pela recuperação de Beleza – representam 65% do crescimento em volume dessa cesta, optando por segmentos mais básicos e marcas mais baratas.

Já a classe Média reduz até mais que a Baixa sua quantidade comprada, o que a princípio pode ser inesperado – mais fortemente em categorias com alta de preços. Exceção para os produtos que permitem a compra de formatos menores, reduzindo assim o ticket. Onde não há possibilidade de fazê-lo, eles podem migrar para marcas mais baratas, como as Marcas Próprias.

Graças aos dados de 50.000 indivíduos de nosso painel de consumidores, contamos no vídeo qual é a reação de cada grupo de compradores às pressões inflacionárias.

Espanhol

Português

Inglês

Conteúdo Relacionado
Crise econômica acabou com a tradicional “compra do mês” e fez o consumidor bater perna para economizar
A tendência omnichannel está crescendo cada vez mais, como resposta à desaceleração das economias da América Latina e à necessidade de pagar mais barato
Tendências de mercado apontam que salgados prontos passaram de 11% da preferência em 2019 para 15% em 2022