Por conta do aumento de preços, brasileiros preferem consumir salgados às refeições completas

Tendências de mercado apontam que salgados prontos passaram de 11% da preferência em 2019 para 15% em 2022
14 março 2023
coxinha salgado aumento de preço almoço tendencias de mercado
Entre em contato
De acordo com dados da Kantar, essa tendência de mercado do aumento de snacks é impulsionada, principalmente, pelas classes D e E. Elas vêm deixando de comprar refeições pois seu consumo é motivado, principalmente, pelo preço ou para matar a fome. E o preço aumentou 35,7% no último ano para esse grupo. Para a classe A/B, por sua vez, caiu 3,4%. 

De forma geral, o aumento de preços está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos uma tendência de mercado das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata, deixando de gastar fora de casa e optando pelas marmitas e lancheiras.

As marmitas, inclusive, são mais buscadas pelo público entre 35 e 44 anos de idade (6,8%). Neste contexto, as carnes de aves, os iogurtes e os lanches prontos são os alimentos favoritos.

É válido destacar também que os snacks vêm crescendo, especialmente, como opção para café da manhã e lanche da tarde – entre 2019 e 2022, 89% do aumento de consumo de salgados ocorreu nestas ocasiões. Enquanto isso, houve uma retração de 61% no mesmo período para refeições no almoço.

Para saber mais sobre as principais tendências para o consumo dentro e fora do lar e como os consumidores estão se reorganizando para driblar o aumento de preços, fale conosco!
Entre em contato
Conteúdos Relacionados
Crise econômica acabou com a tradicional “compra do mês” e fez o consumidor bater perna para economizar
Momento das Lojas Americanas causa dúvidas quanto à estabilidade do mercado de varejo