Sustentabilidade: o que diferencia cada marca

Posicionamento coerente em relação ao meio ambiente torna marcas mais atrativas
14 maio 2020
sustentabilidade e marcas
Entre em contato
As preocupações ambientais estão cada vez mais nas narrativas de massa. Há uma percepção coletiva de que todos temos um papel a desempenhar na resolução dos problemas e isso está afetando diretamente o modo com que as marcas deverão encarar sua relação com o meio ambiente.
 
Segundo a análise da Kantar, Sustentabilidade – Assumindo a responsabilidade em 2020, essa é uma realidade percebida em diversos países e quando a marca tem um bom comportamento ambiental, isso pode aumentar sua atratividade. “O ‘poder’ do meio ambiente influenciará de maneira decisiva a escolha dos consumidores e os profissionais de marketing já entenderam esse movimento”, diz Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e especialista em NeedScope, uma solução que usa técnicas projetivas específicas e relacionadas aos arquétipos de Jung para poder desvendar a emoção por trás de uma marca.
 
E como as marcas podem demonstrar, na prática, esse engajamento?A análise mostra que nossas atitudes são definidas pela necessidade emocional de nos sentirmos conectados a um bem maior. Essa necessidade do consumidor é formada por três camadas:

- comportamento, como utilizar embalagens recicláveis ou reutilizáveis, ingredientes naturais, sem componentes químicos, e energia eficiente;

- necessidades sociais valorizar os produtos locais, caseiros, orgânicos e rebanhos criados livres; 

- necessidades emocionais proteção, reconecção, equilíbrio, compartilhamento, apoio e respeito.

Portanto é importante que a marca se conecte nesses três níveis dos seus consumidores. 
 
Diferenciação e posicionamento correto
O estudo da Kantar também dividiu os diferentes tipos de posicionamento dentro da psicologia analítica, divididos em cores – amarelo laranja, marrom, azul, roxo, vermelho - sendo possível diagnosticar as simbologias dentro das peças de comunicação, por exemplo. 

Em qual emoção está o posicionamento da sua marca? Basta entender quais são as mensagens ambientais que capturam a emoção certa do seu público. Faça as escolhas certas para apoiar o posicionamento da sua marca e criar uma conexão mais profunda.


Confira: 

- Ativista Destemido (vermelho): Existe um senso real de ser confiante e ousado nesse espaço e ter um grande impacto. Isso significa provocar e ultrapassar fronteiras.  As propagandas se destacam e se posicionam.  Ex: a Tesla desafia as normas da indústria automotiva avançando com a ideia do carro elétrico.

- Investidor influente (roxo): Existe aqui um senso real de superioridade, influência e sofisticação.  As marcas operam nesse espaço através de status e prestígio.  Eles não pedem desculpas por cuidar do meio ambiente sem comprometer a qualidade, status ou estilo. Ex: Stella McCartney.

- Planejador inteligente (azul): As marcas podem atuar nesse espaço destacando as evidências e mostrando sua expertise ambiental.  Mas a mensagem aqui deve ter um tom mais discreto.  

- Cuidador carinhoso (marrom): As marcas aqui devem adotar valores mais humildes, carinhosos.  A ideia é voltar para o básico e viver de forma sustentável.  Então, é essencial que as marcas aqui tenham fortes credenciais ambientas e que sejam autênticas na hora de falar sobre elas.

- Ajudante prático (laranja): Marcas que são bem-sucedidas nesse espaço são práticas, descontraídas e descomplicadas.  Uma abordagem holística é essencial quando as escolhas de marcas podem se encaixar no dia a dia de forma natural.  Escolhas que são práticas e boas para todos são importantes aqui.  Ex: Coca-Cola

- Entusiasta otimista (amarelo): Aqui, as marcas expressam suas credenciais ambientais com diversão e humor.  As marcas também podem buscar o apoio de consumidores através de eventos patrocinados e da construção de comunidades. Mas é importante manter o tom leve, esse não é um espaço para ser muito sério. Ex: Ben&Jerry’s.

“No centro da sustentabilidade ambiental contemporânea está um senso de responsabilidade pessoal de fazer mudanças, de agir de forma sustentável  e de considerar o nosso impacto na Terra. As marcas precisam alinhar seus valores ambientais com as emoções certas”, afirma Karina “É necessário fazer escolhas assertivas para apoiar o posicionamento e criar uma conexão mais profunda. Cabe às marcas traduzir esses anseios em experiências únicas e confortáveis para seu target de consumidores”.
 

Entre em contato