Metade dos brasileiros usa tanto detergente para roupas líquido como em pó

Versão em pó traz mais faturamento, mas opção líquida tem aumento do consumo
Faça download do arquivo Entre em contato
aumento de consumo
Hoje o consumidor tem acesso a variadas versões de produtos na hora da lavagem de roupas. Uma análise do nosso painel de consumo mostra que, 49,9% dos consumidores brasileiros usam os dois tipos de detergente disponíveis: líquido e em pó. Contudo, apenas 21% compram ambas as versões em uma única viagem, enquanto 79% dos compradores os adquirem em atos de compra distintos.

No acumulado de 12 meses até outubro de 2023, a categoria conquistou 5,3 milhões de novos lares. Nesse contexto, as famílias registraram aumento do consumo de detergente líquido para roupas, pois já consumiam a versão em pó. Esses novos compradores de detergente líquido estão indo 12,5% mais vezes aos pontos de venda e levando para casa +5,1% de volume a cada viagem do que faziam comparado a 2022.

Ainda é válido destacar que a versão em pó traz mais faturamento para a categoria – R$ 12,8 bilhões contra R$ 2,3 bilhões. Entretanto, a versão líquida, mais moderna, é um sucesso, já que esse apresenta aumento do consumo acima da média – variação de 46% em valor contra 25%.

Entre os produtos de limpeza doméstica, os de lavanderia acabam transitando quase para o lado dos cuidados pessoais, uma vez que a fragrância, por exemplo, fica nas roupas enquanto as usamos. Para entender as particularidades dessa dinâmica, baixe nosso material e fale com nossos especialistas para saber como podemos ser aliados na hora de estabelecer a jornada de inovação do seu negócio!
Entre em contato
Conteúdos Relacionados
Brasileiros têm alta nas aquisições de eletrodomésticos para lavar e secar, e mudanças no detergente de lavar roupas escolhidos
Tendências de mercado apontam as Farmácias e Atacarejos como canais destaque para consumidora-chave da categoria