Brand Footprint: Coca-Cola Ypê, Perdigão, Seara e Italac são as marcas preferidas dos brasileiros

Em um ano de visita a mais canais, menos itens por viagem e experimentação, que empresas se beneficiam?
17 maio 2023
analise de marca mais escolhidas brand footprint brasil
Entre em contato

A edição 2023 do Brand Footprint, que faz uma análise das marcas preferidas dos brasileiros, aponta que a Coca-Cola continua sendo a marca número 1, seguida por Ypê, Perdigão, Seara e Italac. Além disso, o estudo identificou mudanças significativas de comportamento: devido à diminuição do poder de compra em consequência da inflação nos preços de bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal), o consumidor foi mais vezes ao ponto de venda para comprar menos itens por viagem como estratégia para equilibrar os gastos. 

Fazendo a análise de marcas que diversificaram pontos de venda e repassaram menos o aumento de preço ao consumidor, vemos que elas entraram em mais lares em 2022.

Realizado anualmente, o relatório Brand Footprint faz análise da presença das marcas dentro dos lares em escala local. Para isso, é usada uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Nesta edição, foram analisadas 350 marcas no Brasil com inclusão de três novas categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas. 
Nessa análise de marcas mais escolhidas, as cinco primeiras continuaram as mesmas de 2021.  Coca-Cola lidera, com 555 milhões de CRPs, mesmo com uma queda de 14 milhões de CRPs  frente ao ano anterior, queda puxada, principalmente, pelo aumento de preço acima da média da categoria e queda na frequência de compras. Em seguida, quase empatada, com 552 milhões de CRPs, vem Ypê, com um avanço de 14 milhões de CRPs em relação ao ranking anterior, que pode ser explicado pela maior presença em variados canais de compra. Em seguida aparecem Perdigão, com 443 milhões de CRPs e um aumento de 26 milhões de CRPs em relação ao anterior; Seara com 398 milhões de CRPs (+ 17 milhões de CRPs); e Italac, com 379 milhões de CRPs (+27  milhões de CRPs), essas últimas utilizando a estratégia de maior mix de canais e menor repasse de preços.

Na análise das 50 marcas que mais se destacaram no ranking 2023, 15 perderam CRPs e 33 ganharam CRPs, sendo que, dessas, 23 apresentaram repasse de preço abaixo da média da categoria. O crescimento de CRPs em 2022 foi muito superior aos anos anteriores, de 8 a 15 pontos de penetração (p.p.), enquanto no passado chegavam a, no máximo, 11 p.p., algo nunca visto. Cerca de 46% do faturamento dessas marcas mais escolhidas veio da estratégia de se posicionar em mais de oito canais. 

O novo relatório mostra ainda que o brasileiro desembolsou cerca de 17% a mais por produto e 19% a mais no total da conta em 2022, na comparação com 2021, e aumentou em 11% a frequência de compra, levando cerca de 9% a menos em unidades. Cerca de 27% desses compradores visitaram oito ou mais canais de compra (em 2021 esse percentual foi da ordem de 19%).

Marcas mais escolhidas em 2022

Em um ano onde o consumidor experimentou mais marcas, dez delas passaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros: Natura, Ninho, Delícia, Visconti, Garoto, Yoki, Intimus, Elegê, Close-Up, 
Dona Benta e Vitarella. 

Das 10 marcas que mais ganharam penetração nos lares em 2022, seis aumentaram mix de canais e fizeram ajuste de preço abaixo da média da categoria. Asprincipais foram, nessa ordem, Downy, com +15,3 pontos de penetração (p.p.); Flor de Ypê com +12,9 p.p;  e Above com +10,5 p.p.

É importante destacar que no ano passado 192 marcas ganharam presença (CRPs) nos lares brasileiros, 10 a mais do que 2021, o que revela que o consumidor está mais aberto a experimentação e variação.

Para este estudo, se investigou os hábitos de 11.300 lares, o que equivale a 90% do potencial de consumo brasileiro. Também foram consideradas 350 marcas.

Neste momento de retomada do consumo, as marcas que estiverem atentas às constantes mudanças no comportamento de compra do brasileiro conquistarão e fidelizarão mais consumidores. 

No dia 17 de maio fizemos webinar de apresentação do Brand Footprint Brasil 2023. Assista a gravação para saber mais sobre o estudo clicando aqui.

Senha: Kantar1!

 
Entre em contato