Revele insights do consumidor e do mercado para impulsionar o crescimento

Criamos ecossistemas de dados de qualquer fonte e em qualquer lugar para descobrir insights exclusivos
Faça download do One Pager Fale conosco
Segmentation Latam

Como se sabe, é impossível ter um plano de ação para cada situação dentro do mercado de massa. Mas em um contexto muito complexo, é possível entender quais devem ser as áreas de foco, direcionando para onde aplicar recursos e esforços com mais produtividade. Na Kantar temos acesso a uma grande quantidade de dados que podemos combinar de diferentes formas para trabalhar no seu negócio. Com isso, é possível encontrar grupos e aprofundar sua análise de potencial, gerando:

  • Apelo de produto por segmento
  • Segmentos mais receptivos à sua marca e produto
  • Grupos-alvo e ocasiões para priorizar o crescimento
  • Segmentos com maior potencial de longo prazo

A segmentação de mercado bem-sucedida fornece uma série de direções estratégicas. Conheça um exemplo de como organizamos os consumidores com base em uma questão-chave atual sobre sua situação financeira.

Shopper Psyches

Sabemos que existem certas tendências e comportamentos que mudaram como resultado do COVID-19 e parece quase impossível dizer como as pessoas se comportarão amanhã. Embora os compradores compartilhem temores sobre o futuro, a saúde e a economia, há uma série de diferenças importantes que dificultam a criação de uma estratégia conjunta para o mercado latino-americano.

Por exemplo, o nível de otimismo para o futuro não é consistente em todo o universo. Ao mesmo tempo, o nível de pessimismo não equivale necessariamente ao impacto potencial sobre a situação de emprego dos compradores.

Com isso em mente, perguntamos aos compradores em dois mercados-chave: México e Brasil como eles foram afetados pela pandemia e como eles acham que serão afetados no futuro.

Com base em suas respostas a essas perguntas, desenvolvemos uma nova maneira de olhar para esses compradores, segmentando-os em quatro psiques de compradores. Essas psiques abrangem as crenças compartilhadas por esses grupos. Dessa forma, é possível criar uma estratégia única e direcionada às pessoas mais importantes para sua marca.

Como o comportamento de compra dessas psiques difere?

Observando o comportamento real de compra de nossos grupos, vemos algumas diferenças significativas, em termos de quanto gastam, onde compram, o que compram e o efeito da pandemia nessas escolhas.

  • The Realist: atestam que têm uma situação financeira equilibrada, mas estão preocupados com seus empregos, casas e país
  • The Vulnerable: identificam-se como financeiramente desfavorecidos, pessimistas e preocupados com a estabilidade do emprego e a economia
  • The Safe Established: confiantes no futuro, eles tiveram uma melhora em sua situação atual
  • The Defying: apesar de declarar que sua situação financeira piorou, eles estão otimistas sobre o futuro imediato

Compreender essas diferenças no comportamento de compra pode ajudar a revelar novas oportunidades que podem não aparecer através das lentes demográficas tradicionais. Quer saber qual é o melhor plano para se destacar no futuro diante desses grupos? Fale hoje mesmo com nossos especialistas.

 
Fale conosco