Brasileiros estão levando mais marmitas para comer fora de casa

Menos opções na mesa nas refeições principais e mais lanches noturnos também são alguns dos novos hábitos
20 dezembro 2022
pessoa comento marmita bento quinoa blueberry
Entre em contato

Com o bolso ainda apertado, os brasileiros racionaram as refeições principais do dia e aumentaram a frequência de lanches após o jantar entre setembro de 2021 e de 2022. Além disso, o consumo de marmitas (refeições preparadas em casa para comer fora) cresceu expressivamente no mesmo período. Essas são algumas das tendências vistas na nova edição do estudo Consumer Insights. 

A volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 em comparação ao mesmo período anterior, enquanto as marmitas cresceram 12% 

Outro movimento que identificamos no consumo de refeições foi o de aumento de momentos de lanche em casa após o jantar (+12), cuja principal motivação foi o prazer (+11%).

Como fica cada refeição do dia?

Muitas das mudanças de hábitos verificadas nesse ano foram puxadas pela indulgência, o famoso “eu mereço”, atreladas à simplicidade no preparo e baixo custo. Tanto é que as categorias que mais contribuíram positivamente durante o almoço foram massas frescas (+1%), salsicha (+0,3%), hamburguer (+0,3%), lanche pronto (+0,3%) e batata congelada (+0,3%), enquanto óleos (-8%), legumes (-22%), carne bovina (-4%), ervas e especiarias (-19%) e arroz (-7%) perderam espaço na mesa do brasileiro e impulsionaram a queda nas ocasiões de almoço feitas dentro de casa.

Outra refeição importante do dia, o café da manhã também passou a ter menos categorias à mesa. Os itens à mesase reduziram em 6% no último ano e, nesse cenário margarina (+11%), mortadela (+58%), iogurte (+53%), leite em pó (+19) e pão artesanal (+62%) foram as categorias que ganharam novas ocasiões de uso. Já leite UHT (-8%), pão industrializado (-14%), requeijão (-3%), biscoitos (-3%) e torradas (-2%) perderam espaço. 

Nesse cenário, é importante entender também onde e como os produtos são consumidos. Nós oferecemos uma visão 360º do comportamento do consumidor, com nossos painéis dentro e fora do lar, além do Painel do Uso, que identifica o momento que o produto é mais consumido, por quem, acompanhado de quem, etc. Essas informações são ferramentas que podem apoiar as tomadas de decisões para as ações futuras dos nossos clientes.

 

Entre em contato